TRILHO DO NEVEIRO

INTRODUÇÃO

O desporto e o turismo na natureza e de aventura são um dos segmentos que têm vindo a ganhar uma relevância crescente nas últimas décadas, tendo as regiões de montanha como um dos seus principais territórios de ação.

Considerando que a atividade de trail running apresenta uma forte ligação com o turismo na natureza, é indispensável realizar uma caracterização dos conceitos que o próprio turismo de natureza envolve bem como a sua importância para a economia local e regional, e os efeitos que pode produzir.

O trail running consiste numa corrida pedestre aberta a todos, num ambiente natural quer de montanha, deserto, floresta ou outras. A rota deve estar marcada devidamente, onde os participantes tenham informação suficiente para finalizar a prova sem se perderem. Nesta situação, podem usar-se desde marcas físicas a marcas permanentes, coordenadas GPS, ou orientação por mapa.

 

OS NEVEIROS DO COENTRAL

Durante muitos anos, os “neveiros” do Coentral em Castanheira de Pera tornaram-se famosos por transportar gelo para o palácio real em Lisboa que depois servia para confeccionar gelados e refrescos para a corte. Dos sete poços construídos no alto da Serra do Coentral (Lousã) somente restam três que pela sua raridade foram considerados imóveis de interesse público.

Estes poços da neve são seguramente mais antigos do que a capela (1786). Admite-se mesmo que sejam muito anteriores a Julião Pereira de Castro no ofício de que só há notícia devidamente documentada a partir de 1757 em alvará de D. José também assinado pelo Marquês de Pombal.

O TRILHO

O Trilho do Neveiro é um contributo à história e ao labor de uma atividade singular no Concelho de Castanheira de Pera, mais em concreto no Coentral. Os Neveiros.

 

No dia 20 de novembro,

Conquista esta História!

INSCRIÇÕES BREVEMENTE!