PRAIA DAS ROCAS, VIVA ESTA ONDA!

A Praia das Rocas é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera.

Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do paí­s), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.

As Águas lí­mpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.

Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota, fazer slide, escalada ou rapel e ainda pernoitar num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.

VIVA O PARQUE AZUL, O ALOJAMENTO E AS ATIVIDADES

Localizado em plena Praia das Rocas, o complexo turístico Villapraia tem para oferecer 12 quartos duplos, todos com WC, ar condicionado, frigorífico e TV por cabo.

Usufruindo da localização exclusiva do complexo, dentro do recinto da Praia das Rocas, os utentes da Villapraia têm, durante a época balnear, acesso à praia incluído no preço do alojamento.

VIVA O POÇO CORGA E O SEU CARVALHAL CENTENÁRIO

A Praia Fluvial do Poço Corga fica situada em pleno leito da Ribeira de Pera. Possui todos os requisitos para deixar qualquer visitante maravilhado. O enquadramento paisagístico que a envolve confere-lhe um ambiente arrebatador, nomeadamente com a magnificente mata de carvalhos e o parque de merendas a convidar a um merecido repouso ou piquenique depois de um refrescante banho nas águas límpidas da piscina.

Dotada de várias infraestruturas e serviços de apoio, a Praia Fluvial do Poço Corga tem ainda como ponto de atracção o Núcleo Museológico O Lagar, um espaço onde se pode observar a antiga estrutura de um lagar de azeite que, inicialmente, seria de varas e que se julga ter na ordem dos 400 anos.

VIVA A NATUREZA, O TRADICIONAL E O ENDÓGENO

Arrebatado às terras de Pedrogão Grande em 1914, Castanheira de Pera é um Concelho com uma identidade própria e afortunado pela riqueza da sua história e das suas gentes.

Com a beleza da Serra da Lousã e da Ribeira de Pera a marcar a paisagem, Castanheira de Pera já foi reconhecida como o terceiro centro de Portugal a nível da Indústria de Lanifícios e, hoje em dia, é um Concelho a conhecer pela singularidade dos seus atractivos naturais, patrimoniais e culturais.

Visitar Castanheira de Pera é contemplar o único local de Portugal onde se produz o Barrete, é deslumbrar-se com a majestosa Serra da Lousã, é descobrir os Poços Neveiros que outrora serviam para armazenar a neve e o gelo que viriam depois a ser transportados até à Capital para que o Rei e a sua Corte pudessem saborear deliciosos gelados, é surpreender-se com um território onde se escuta a Brama dos Veados e se contempla uma fauna e flora ímpar, é apaixonar-se por Aldeias como o Coentral Grande ou Pera que conservam a tranquilidade do mundo rural, é aventurar-se num lugar mágico que garante condições excepcionais para a prática de actividades ligadas à natureza como Canyoning, Rapel, Escalada, BTT, Percursos Pedestres, é aproveitar as águas límpidas da Praia Fluvial do Poço Corga, é desfrutar na maior praia de ondas artificiais do País – a Praia das Rocas, é deliciar-se com uma gastronomia onde o Mel de Urze, a Castanha e o Cabrito dominam.

VIVA O SANTO ANTÓNIO DA NEVE E O OFÍCIO D’O NEVEIRO

Serra da Lousã

Serra da Lousã, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos conjuntos montanhosos de Portugal – a Cordilheira Central. A Serra da Lousã tem como ponto mais elevado o Alto de Trevim e, os seus 15.158 hectares, constituem uma zona de rara beleza paisagística tanto nos meses de Inverno como nos de Verão, uma vez que é uma Serra com características geológicas, naturais e climatéricas únicas.

O Coentral

aldeia de traça simples e enquadramento airoso face à Serra, o Coentral Grande deixa-nos rendidos pela sua beleza natural, pela sua história e pelo seu património. Aqui, não se pode perder a oportunidade de apreciar a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Nazaré, de visitar o Núcleo Museológico A Casa do Neveiro (um espaço que presta uma homenagem aos nossos antepassados, mantendo viva a memória dos usos e costumes das nossas gentes) ou de contemplar a envolvente natural através da realização de diferentes percursos pedestres, como sejam o da «Rota dos Coentrais», o da «Rota das Levadas», o da «Rota dos Neveiros» ou o impressionante percurso das Fragas da «Ribeira das Quelhas».

Cabeço do Pereiro

Um dos lugares mais emblemáticos do concelho de Castanheira de Pera é o Santo António da Neve, outrora conhecido por Cabeço do Pereiro. A mais de 1000 metros de altitude, este lugar impressiona-nos com um espetáculo deslumbrante onde a natureza domina por completo e nos faz recuar na história com a Capela de Santo António da Neve e os três exemplares de Poços Neveiros que, no passado, serviam para armazenar a neve e o gelo que viriam depois a ser transportados até à Capital para que o Rei e a sua Corte pudessem saborear deliciosos gelados.

VIVA, POR ENTRE O NATAL NA ALDEIA

Natal na Aldeia é O Natal em Castanheira de Pera!

Durante três semanas no mês de dezembro, Castanheira de Pera recebe uma aldeia mágica envolta em luz e com imensas atividades, numa proposta diferenciadora e para toda a família.

Quem visitar o Natal na Aldeia poderá divertir-se e usufruir das atividades que se iniciam com a visita à Casa do Pai Natal, à qual juntamos, o Quelhas, uma personagem de conto de fadas que durante os eventos, distribui sorrisos e faz muitos amigos.

Experienciando um roteiro envolto em fantasia, os visitantes podem conhecer a Vila de Castanheira de Pera e a sua história,com um peddy-paper ou uma viagem de Comboio. Podem ainda, aventur-se numa Pista de Gelo, enquanto os mais novos se divertem nos Insufláveis e no Carrossel.

Nesta época do ano, todos os sabores da região estão numa das tascas tradicionais. A alegria dos diversos concertos e teatros, complementam aquilo a que se pretende que, os dias e tardes se transformem em verdadeiro espírito natalício.

Viva e sinta este Natal na Aldeia, um evento já com afirmação na região.

VIVA UM OÁSIS NO INTERIOR

Castanheira de Pera encontra-se inserida na bacia hidrográfica do Rio Zêzere e o principal afluente deste rio é a Ribeira de Pera, a ribeira que atravessa o Concelho no sentido Norte/Sul.

Situada na vertente sul da Serra da Lousã, a paisagem de Castanheira de Pera é dominada pelos «cabeços» e «montes» que se levantam até às linhas mais elevadas do sistema montanhoso da Serra da Lousã.

Por sua vez, a Serra da Lousã, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos conjuntos montanhosos de Portugal – a Cordilheira Central.

Morfologicamente, Castanheira de Pera caracteriza-se por uma acentuada desigualdade altimétrica, com altitudes que vão desde os 300/400 registados na parte sul do Concelho até aos 1100/1200 metros atingidos no ponto mais alto – o Alto do Trevim.

O clima e o solo de Castanheira de Pera são influenciados pela altitude e pela bacias do Zêzere e da Ribeira de Pera, podendo referir-se que a maior parte do solo do Concelho é composto por um complexo grauváquico com pequenos afloramentos graníticos e pequenos aluviões.

Considerado um concelho rural de 2ª, Castanheira de Pera integra um território que é servido por uma rede de acessibilidades diversificada e, o acesso relativamente fácil ao IC8, ao IC3, à A13, à A23 ou à A1, permite ao Concelho estar ligado aos principais centros urbanos da Região (Castanheira de Pera encontra-se a sensivelmente 30 minutos de Pombal, 40 minutos de Coimbra e de Tomar e a 1hora de Leiria e Castelo Branco) e do País (Lisboa e Porto ficam a cerca de 2horas de Castanheira de Pera).

VIVA OS AÇUDES E AS MARGENS DA RIBEIRA DE PERA

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

VIVA O XISTO E AS CASCATAS DA RIBEIRA DAS QUELHAS

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

VIVA OS MIRADOUROS NO PASSADIÇO DA RIBEIRA DAS QUELHAS

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.