POSTO DE TURISMO

HORÁRIO

Todos os dias e feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

Em exposição …

 

CASA DO TEMPO – POSTO DE TURISMO

Por iniciativa da Câmara Municipal, a Vila de Castanheira de Pera viu ser inaugurada, no dia 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo – um espaço criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social, educativo e cultural do Concelho e que, actualmente, serve a comunidade como Posto de Turismo Local e Espaço de Exposições.

O edifício, projectado pelo Arquitecto Paulo Pedroso, é constituído por duas salas de exposições separadas pela área da recepção e o nome Casa do Tempo acaba por ser justificado pelo conteúdo expositivo do espaço, bem como por um conjunto de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado, presente e futuro.

Assim, e inspirando-se na noção de passado, a denominada Sala de Exposições Permanente alberga uma mostra que nos leva ao encontro da história de Castanheira de Pera. E, a incursão pelas memórias do Concelho é feita aqui quer pela contemplação de uma série de objectos relacionados com a Indústria Têxtil, quer pela observação de vários exemplares do jornal local «O Castanheirense», uma vez que ambas as temáticas nos permitem conhecer a história local.

Por seu lado, e associada à ideia de futuro, a Sala de Exposições Temporárias apresenta-se como um espaço que, mês após mês, acolhe novas iniciativas de carácter lúdico-pedagógico e dá visibilidade a obras representativas de diferentes artistas, tendências estéticas e métodos de trabalho. A promoção assídua de mostras de pintura, fotografia, desenho, escultura, cerâmica, artes decorativas, artesanato (etc.) vem fomentar a divulgação cultural e proporcionar ao público o acesso a uma oferta diversificada de eventos que estreitam o seu contacto com o admirável mundo das artes e da cultura.

Menu